Gabarito "Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional"
Módulo I
Questão 1
O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos. Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.
a) Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.
b) Manter atualizados os registros acadêmicos.
c) Inibir a realização de atividades extracurriculares.
d) Atender individualmente os alunos, estimulando-os.
Questão 2
Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando
a) Desconhece a importância da interdisciplinalidade, trabalhando isoladamente do orientador educacional e do diretor da escola.
b) Realiza um controle fiscalizador do trabalho docente, incentivando os colegas a realizarem a mesma prática.
c) Desenvolve crescente compreensão dos princípios de processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de concientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.
d) Trabalha com perguntas pedagógicas, narrativas, análise de casos, observação de aulas, projetos, investigação-ação, promovendo a formação de professores críticos e reflexivos.
Questão 3
O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analizar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida.
a) Nas relações do indivíduo com o outro.
b) Nas avaliações de aprendizagem.
c) Nas escolhas do indivíduo quanto à sua profissão.
d) Nas descobertas do seu autoconceito.
Questão 4
Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspéctos determinantes da
a) Questão do emprego e desemprego.
b) Escolha do exame vestibular.
c) Estrutura das profissões.
d) Personalidade do indivíduo.
Questão 5
Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu conceito, no que diz respeito ao
a) Currículo escolar.
b) Cotidiano escolar.
c) Programa de aceleração.
d) Programa de recuperação.
Questão 6
Um dos aspectos maais importantes da escola, destacado inclusive por César Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de referência útil, é o
a) Critério de avaliação.
b) Processo ensino-aprendizagem.
c) Planejamento educacional.
d) Estatuto escolar.
Questão 7
Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é commposto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são
a) Marco conceitual, realidade, programação e acompanhamento.
b) Marco operacional, diagnóstico, implementação e execução.
c) Marco referencial, finalidade, mediação e avaliação.
d) Marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.
Questão 8
A orientação profissional tem as seguintes características:
a) Possibilidade, formação, apitidão e terminalidade.
b) Possibilidade, informação, profissionalização e terminalidade.
c) Flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.
d) Flexibilidade, integração, empregabilidade e continuidade.
Questão 9
É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento intitucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
a) Planejamento, acompanhamento e administração.
b) Planejamento, acompanhamento e avaliação.
c) Planejamento, orientação e avaliação.
d) Planejamento, relações comunitárias e avaliação.
Questão 10
A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. A transmição e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados ''neutros'' como, os métodos de ensino.
II. O alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretesto de que isso se deve à busca da "qualidade".
III. A ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
a) I e III.
b) I e II.
c) I, II e III.
d) II e III.
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