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quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Gabarito "Princípios e Métodos de Supervisão e Orientaçõao Educacional"

Gabarito "Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional"


Módulo I 


Questão 1

O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos. Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.

a) Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.

b) Manter atualizados os registros acadêmicos.

c) Inibir a realização de atividades extracurriculares.

d) Atender individualmente os alunos, estimulando-os.


Questão 2

Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando

a) Desconhece a importância da interdisciplinalidade, trabalhando isoladamente do orientador educacional e do diretor da escola.

b) Realiza um controle fiscalizador do trabalho docente, incentivando os colegas a realizarem a mesma prática.

c) Desenvolve crescente compreensão dos princípios de processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de concientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.

d) Trabalha com perguntas pedagógicas, narrativas, análise de casos, observação de aulas, projetos, investigação-ação, promovendo a formação de professores críticos e reflexivos.


Questão 3

O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analizar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida.

a) Nas relações do indivíduo com o outro.

b) Nas avaliações de aprendizagem.

c) Nas escolhas do indivíduo quanto à sua profissão.

d) Nas descobertas do seu autoconceito.


Questão 4

Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspéctos determinantes da 

a) Questão do emprego e desemprego.

b) Escolha do exame vestibular.

c) Estrutura das profissões.

d) Personalidade do indivíduo.


Questão 5

Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu conceito, no que diz respeito ao

a) Currículo escolar.

b) Cotidiano escolar.

c) Programa de aceleração.

d) Programa de recuperação.


Questão 6

Um dos aspectos maais importantes da escola, destacado inclusive por César Coll (1997), no que se refere aos objetivos gerais como sendo um marco de referência útil, é o 

a) Critério de avaliação.

b) Processo ensino-aprendizagem.

c) Planejamento educacional.

d) Estatuto escolar.


Questão 7

Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é commposto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são

a) Marco conceitual, realidade, programação e acompanhamento.

b) Marco operacional, diagnóstico, implementação e execução.

c) Marco referencial, finalidade, mediação e avaliação.

d) Marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.


Questão 8

A orientação profissional tem as seguintes características:

a) Possibilidade, formação, apitidão e terminalidade.

b) Possibilidade, informação, profissionalização e terminalidade.

c) Flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.

d) Flexibilidade, integração, empregabilidade e continuidade.


Questão 9

É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento intitucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

a) Planejamento, acompanhamento e administração.

b) Planejamento, acompanhamento e avaliação.

c) Planejamento, orientação e avaliação.

d) Planejamento, relações comunitárias e avaliação.


Questão 10

A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores: 

I. A transmição e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados ''neutros'' como, os métodos de ensino.

II. O alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretesto de que isso se deve à busca da "qualidade".

III. A ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

Estão corretas as alternativas

a) I e III.

b) I e II.

c) I, II e III.

d) II e III.


   

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